Acesse o Portal CIIC

O que visitar em Nova Trento?

A cidade de Nova Trento, em Santa Catarina possui dois Santuários, o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro e o Santuário Santa Paulina, além das mais de 30 capelas e oratórios. O Santuário dedicado a Santa Paulina é um dos pontos turísticos religiosos mais frequentados do Brasil. Além do atrativo da fé e devoção, a cidade é rica em belezas naturais, gastronomia, vinícolas, produção de lacticínios e cervejarias artesanais.

Vinícolas

As vinícolas são uns dos destaques da cidade, de acordo com a secretaria de turismo e cultura de Nova Trento, são aproximadamente oito vinícolas que produzem e vendem variados tipos de vinhos e sucos. O cultivo da videira é uma cultura extremamente delicada e necessita de cuidado e atenção, pois são plantas muito sensíveis a altas temperaturas e pragas. Devido ao clima agradável de Nova Trento, a produção de uva foi oportunizada e obteve grande destaque nos últimos anos.

O vinho é um dos traços da colonização italiana na cidade, no início a produção da bebida era somente para consumo próprio. A ascensão da produção da uva e do vinho tornou-se possível após a beatificação e canonização de Santa Paulina, o quê atraiu inúmeros devotos e peregrinos a cidade. Atualmente são cerca de 70 mil visitantes por mês.

As vinícolas são de fácil acesso e muitas estão localizadas no caminho que dá acesso ao Santuário Santa Paulina, no bairro Vígolo. Grande parte das vinícolas permite a visitação e conhecimento do processo de produção e armazenamento.