Acesse o Portal CIIC

CEIC Portas Abertas: O Evento foi marcado pela emoção e resgate da história da Congregação de Santa Paulina em Nova Trento

No último sábado, 25 de agosto, o Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição, abriu suas portas para visitação do público e celebrou os 123 anos da Primeira Aprovação da Congregação, fundada por Santa Paulina. Visitantes e neotrentinos aproveitaram uma programação especial, realizada nos recantos e ambientes, preparada pelas Irmãzinhas e equipe do CEIC durante a tarde do sábado.

A acolhida dos visitantes aconteceu por volta das 14h, e foi conduzida pelas Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Ir. Mônica Fragoso, coordenadora do CEIC, Ir. Irene Boff, Ir. Anna Tomelin e as Irmãs da Comunidade. Após a acolhida o grupo, de aproximadamente 30 pessoas, foi iniciado o tour pela Pousada e estrutura do Centro. Um dos momentos mais marcantes do evento foi a visitação a Casa Mãe, um dos ambientes mais importantes do local, onde Santa Paulina expandiu sua Congregação e foi cenário de momentos importantes para as Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Após o tour, o grupo de visitantes se reuniu na Capela principal, onde foram surpreendidos com a presença de algumas Irmãzinhas idosas, que participaram da história do CEIC, nas diferentes etapas: Convento, Juvenato São José, Ginásio Orientado para o Trabalho (GOT), Centro de Encontros e hoje, Centro de Espiritualidade, Pousada e Eventos. As Irmãzinhas atuavam naquela época, como diretora, professoras participando do momento de resgate da história da instituição. Imagens antigas da estrutura foram projetadas e emocionou os participantes do evento. Após o momento de recordação da memória institucional foi servido um coffee break aos visitantes.

Para o morador de Nova Trento, Wilson Mário Sgrott, conhecer a estrutura foi fundamental para entender os serviços que hoje são oferecidos pelo CEIC, Pousada e Eventos, “Estava bastante curioso para conhecer a estrutura após a reforma. Estou surpreendido, ficou magnífico, tranquilo. Os hóspedes têm uma oportunidade de se hospedar e alimentar muito bem em Nova Trento, pois visitei os quartos e conheci a estrutura do refeitório. Além de contar com jardins, espaços maravilhosos e a acolhida especial das Irmãzinhas”. Para a coordenadora do CEIC, Ir. Monica Fragoso, o evento possibilitou a confirmação da identidade do CEIC ao público “O evento foi lindo e reafirmou aos moradores de Nova Trento e região, que sempre estamos de portas abertas ao público, prestando serviços de hospedagem, com espaço para retiros e eventos. Foi uma tarde agradável, de recordação e memória da história. Agradecemos a todos que participaram”.